Manaus sediará Fórum de Negócios do Mercosul 1 e 2 de Dezembro
Nos dias 01 e 02 de dezembro, acontecerá em Manaus a quarta edição do Fórum Multilateral de Negócios do Mercosul, promovido pela Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil. O evento vai reunir representantes dos países do bloco econômico e de dez Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil em sete painéis que tratarão de assuntos como economia social, turismo e esportes, ciência, tecnologia e infraestrutura.
De acordo com o presidente da Federação, José Francisco Marcondes, os Estados do Nordeste, principalmente, não se beneficiaram das possibilidades do Mercosul, nesses 20 anos. “A maior dificuldade é a distância geográfica, mas o ingresso da Venezuela pode ser o principal vetor dessa aproximação”, declarou. Além dos painéis, a programação do evento também contará com uma rodada de negócios, com participação de cerca de 40 empresários estrangeiros e empresas locais.
Em uma pesquisa divulgada no começo do ano, mostra que os Estados do Nordeste juntos representam 7,9% em exportações no Brasil, ou seja, estamos falando de uma quantia equivalente a $15.867.653.578. Não foi a toa que Pernambuco foi escolhido como sede para o primeiro evento por seu atual desempenho econômico e o Fórum se estabelecerá como um acontecimento anual, circulando por vários Estados das regiões Norte e Nordeste.
Já quando falamos na quantia que circulou entre Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, apenas no ano de 2010, estamos falando em um valor de aproximadamente $33.425.055.124. Com todos esses valores e levando em consideração a posição e importância que o Norte e Nordeste representam para o Brasil e para o Mercosul, o principal objetivo do Fórum é promover negócios e atrair compradores vizinhos para produtos e serviços locais, incentivando parcerias e o aporte de investimentos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.forumdenegociosmercosul.com.br
No hay comentarios:
Publicar un comentario